Tóquio - O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão determinou para maio de 2015 o início da vigência de uma medida que proíbe as operadoras de comercializarem telefones celulares bloqueados.
Segundo a emissora NHK, a decisão foi anunciada nesta sexta-feira, durante uma reunião de especialistas e funcionários do Ministério, em Tóquio.
Atualmente, as operadoras do Japão oferecem celulares bloqueados que funcionam somente com o cartão SIM da companhia onde o usuário fez o contrato, não permitindo que ele mude de empresa usando o mesmo aparelho.
Por exemplo, se uma pessoa resolve comprar um iPhone em uma loja da SoftBank, não é possível utilizar o aparelho com cartão SIM de outra operadora, como Docomo ou Au.
Alguns especialistas, no entanto, alertam que a medida pode obrigar as operadoras a suspender algumas promoções e o pagamento parcelado do celular, exigindo compra à vista. Aparelhos desbloqueados, como o iPhone, por exemplo, podem ser atualmente comprados diretamente nas lojas da fabricante Apple.
O projeto também prevê a possibilidade do usuário cancelar um contrato com a operadora até um certo período, sem a necessidade de pagar multas ou outros encargos que não sejam as taxas pré-estabelecidas.
Com a nova medida do governo, os usuários poderão trocar de operadora sem precisar adquirir um novo celular. Será possível, também, viajar ao exterior e usar o aparelho colocando o cartão SIM de uma empresa local.
O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações espera que as companhias passem a oferecer melhores serviços e taxas mais baratas para não perder clientes.
O governo também estuda oferecer mais pontos gratuitos de internet sem fio, com conexão wi-fi, em uma área abrangente de Tóquio, visando a Olimpíada de 2020.
Foto: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário